quinta-feira, 5 de maio de 2016

TERRITÓRIO DO BRINCAR DEBATE O TEMA "A VOZ DA CRIANÇA"

cONFIRA TEXTO E VÍDEO NA INTEGRA, PARA SABER MAIS SOBRE ESSE PROJETO INCRIVELMENTE LEGAL ACESSE: http://territoriodobrincar.com.br/


VIDEOCONFERÊNCIA #3: A VOZ DA CRIANÇA


Texto: Carolina Prestes | Fotos: Renata Franco | Vídeo: Interrogação Filmes
No último dia 28 de abril de 2016 ocorreu o terceiro encontro da série ‘Diálogos do Brincar’. Correalizada pelo Projeto Território do Brincar e pelo Instituto Alana, a iniciativa tem periodicidade mensal e busca travar discussões sobre temas que tocam a infância, a educação e o brincar.
O tema ‘A voz da criança’ foi debatido pela antropóloga e educadora Adriana Friedmann. Especialista, palestrante e consultora nas temáticas da infância e do brincar, Adriana também fundou e coordena o MIB (Mapa da Infância Brasileira) e o NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento).
No bate-papo, que teve duração de 1h e contou com a participação de internautas de diversas regiões do país, Adriana comentou sobre como podemos ouvir e acolher as diversas linguagens e expressões da infância.
“Antes de tudo, precisamos oferecer às crianças tempo e espaço para que elas possam se expressar”, afirmou a especialista, destacando que escutar a criança vai muito além do verbal: “as artes e a cultura podem nos ajudar nesta escuta, pois trazem a diversidade das linguagens: as expressões plásticas, o corpo e o movimento também dizem muito”.
Adriana pontuou também a Antropologia e a Psicologia como áreas que podem servir de bússola para adentrarmos o labirinto que é o universo da criança.
Questionada por um internauta sobre qual o papel do adulto nesta relação de escuta com as crianças, a especialista destacou: “O adulto precisa sair desse lugar que prega, que ensina, e colocar-se no lugar do ouvinte, do aprendiz, no lugar de quem brinca junto”. E falou sobre a importância do educador ter sensibilidade para perceber os temas que emergem das próprias crianças e descobrir maneiras de trabalhar tais temas: “Se vejo que as crianças são muito corporais, quais espaços posso oferecer a elas?”.
Se você não conseguiu assistir o bate-papo ao vivo, confira agora! E programe-se para o próximo, dia 24/05, sobre o tema ‘O tempo da Criança’, com Luiza Lameirão, educadora e conselheira do Projeto Território do Brinca



Nenhum comentário:

Postar um comentário