segunda-feira, 2 de maio de 2016

Planejamento Anual Modelo para Berçário I e Berçário II

Ideia Criativa Atividades e planos de aula paraprofessores da Educação Infantil.

Planejamento por bimestre para o ano letivo em turmas de berçário


Conta com objetivo geral para os eixos Natureza e Sociedade, Matemática e Linguagem oral escrita bem como conteúdos , noções e conceitos separados por bimestre




BI E BII

NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivo Geral: Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecendo contato com pequenos animais plantas e objetos diversos, manifestando a curiosidade e interesse.

1° BIMESTRE

CONTEÚDOS: 

A criança e a família;Relevância Social e Vínculo com a Prática Social

NOÇÕES E CONCEITOS

Identificar as diferenças entre as pessoas;Nomear colegas e seus familiares;Diferenças sexuais

2° BIMESTRE

CONTEÚDOS: 

O corpo e suas características físicas;Grau de significado para as crianças.
NOÇÕES E CONCEITOS
Nomear partes do corpo; Reconhecer hábitos de higiene; Reconhecer e identificar os órgãos dos sentidos e sua importância; Prevenção de acidentes; Alimentação adequada e balanceada.

3° BIMESTRE

CONTEÚDO: 

Seres vivos e não vivos

NOÇÕES E CONCEITOS

Nomear e identificar animais e plantas, objetos e outros; Manter contato e reconhecer pequenos animais e plantas.

4° BIMESTRE

CONTEÚDO: 

Fenômenos da natureza; Propriedades e relações simples – causa e efeito.

NOÇÕES E CONCEITOS

Identificar as propriedades dos objetos e suas utilidades; Sol – reconhecer como fonte de luz e calor; Diferenciar temperaturas frio/calor – previsões de tempo

MATEMÁTICA 

Objetivo Geral: Estabelecer aproximação com algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como contagem, relações espaciais, grandezas e medidas.

1° BIMESTRE

CONTEÚDO: 

Elementos espaciais

NOÇÕES E CONCEITOS

Ter contato com diferentes espaços e elementos numéricos, através de jogos e brincadeiras;

2° BIMESTRE

CONTEÚDO: 

Construção de conceitos matemáticos como dentro/fora, perto/longe, em cima/embaixo

NOÇÕES E CONCEITOS

Refletir e identificar sobre as possibilidades de estabelecer variadas relações de comparação, quantidades, representações mentais, etc;

3° BIMESTRE

Construção de torres e pistas

CONTEÚDO: 

Construção de torres e pistas para representar espaços e dimensões

NOÇÕES E CONCEITOS

4° BIMESTRE

CONTEÚDO: 

Representação do espaço; Objetos e brinquedos que contenham números; Quadro de aniversariantes; Calendário; Numerais;Pesos e medidas.

NOÇÕES E CONCEITOS

Usar as estruturas lógicas matemáticas em situações da vida cotidiana; Organizar espaços com brinquedos e objetos que contenham números como telefone, relógios, máquina de calcular, etc; Utilização do recurso do tempo com calendários, números de alunos presentes e ausentes na chamadinha, contagem de quantos dias faltam para o aniversário ou qualquer outro evento, etc; Comunicação, manipulação e exploração de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral; Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto; Utilização de jogos com números;Contagem oral e visual de seqüência numérica;

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Objetivo Geral:Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir, expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral cantando suas vivências, interessar-se pela leitura de histórias, familiarizarem-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nos quais ela se faz necessária do contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.

1°, 2°, 3° E 4° BIMESTRE

CONTEÚDO: 

NOÇÕES E CONCEITOS

2° BIMESTRE

Oralidade Leitura

NOÇÕES E CONCEITOS

Apreciação do universo; Interlocução e comunicação efetiva entre os participantes da conversa; Ampliação da capacidade de utilizar a fala de forma cada vez mais competente em diferentes contextos; Construir relação prazerosa com a leitura; Situações comunicativas e expressivas para o desenvolvimento das capacidades linguísticas; Criar situações de fala escuta e compreensão da linguagem; Manusear gibis, revistas e livros de história; Leitura feita pelo professor de textos escritos; Situações comunicativas e expressivas para o desenvolvimento das capacidades linguísticasNossos agradecimentos às professoras pela gentileza de ceder tão importante material que certamente facilitará a vida de muitos colegas

Fonte:http://www.ideiacriativa.org/2015/12/planejamento-anual-modelo-para-bercario.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário