Brincar na educação infantil
Estudos realizados no campo da educação e da
psicologia nos mostra que o brinquedo, as brincadeiras, os jogos e as demais
atividades lúdicas são ações que as crianças de 03 a 06 anos de idade utilizam
como meio para satisfazer suas necessidades e assim interagir com o mundo.
Estes estudos revelam que a brincadeira são as
principais atividades no processo do desenvolvimento infantil influenciam as
mudanças mais significativas no psiquismo da criança.
Dessa maneira podemos entender que o brinquedo/
brincadeira poderá ocasionar o aprendizado e também o desenvolvimento.
É preciso destacar que as brincadeiras estimulam o
desenvolvimento, mas serão muito mais significativas se forem mediadas de forma
consciente e fundamentada.
De modo que o professor deve contribuir para o
progresso do aluno, criando a oportunidade e brincando com os pequenos ativamente e fazendo as devidas mediações que
seremos capazes de entender suas dificuldades, problemas e medos.
Portanto as brincadeiras e conteúdos realizadas em
aula podem ser significar um grande avanço no processo de ensino aprendizagem.
Gilson Firmino de Góes
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