terça-feira, 3 de maio de 2016

Brincar na educação infantil

Estudos realizados no campo da educação e da psicologia nos mostra que o brinquedo, as brincadeiras, os jogos e as demais atividades lúdicas são ações que as crianças de 03 a 06 anos de idade utilizam como meio para satisfazer suas necessidades e assim interagir com o mundo.
Estes estudos revelam que a brincadeira são as principais atividades no processo do desenvolvimento infantil influenciam as mudanças mais significativas no psiquismo da criança.
Dessa maneira podemos entender que o brinquedo/ brincadeira poderá ocasionar o aprendizado e também o desenvolvimento.
É preciso destacar que as brincadeiras estimulam o desenvolvimento, mas serão muito mais significativas se forem mediadas de forma consciente e fundamentada.
De modo que o professor deve contribuir para o progresso do aluno, criando a oportunidade e brincando com os pequenos  ativamente e fazendo as devidas mediações que seremos capazes de entender suas dificuldades, problemas e medos.

Portanto as brincadeiras e conteúdos realizadas em aula podem ser significar um grande avanço no processo de ensino aprendizagem.
  
Gilson Firmino de Góes 

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