10 atividades que promovem o desenvolvimento das habilidades motoras finas (ou como manipular mão e dedos)
As habilidades motoras finas são a capacidade de usarmos as mãos e dedos para alcançar, agarrar e manipular objetos. Essas habilidades incluem a precisão, força, coordenação dos olhos e mãos, coordenação motora bilateral do cérebro e o uso de ferramentas.
Atividades que estimulem essas habilidades facilitam o processo de escrever, colorir, recortar, usar os talheres, manusear os botões, zíper e cadarço, abrir e fechar os botões da roupa, além de tantas outras tarefas que realizamos todos os dias sem nem perceber. Listamos abaixo 10 atividades para você fazer com o seu filho que vão ajudar a desenvolver as habilidades finas.
1. Pinçar
Existem pinças para crianças feitas de plástico e muitas delas vêm em kits infantis de médico. Separar grãos de feijão, contar o arroz ou segurar lentilhas são algumas das atividades que podemos incentivar as crianças a fazerem e que trabalham a capacidade de apertar, abrir e fechar, segurando e soltando os objetos.
2. Jogo de encaixe com pino
Muito provavelmente você já brincou na infância com tabuleiros de madeira, onde você precisa encaixar a imagem na forma correspondente. Mas o bacana é que a criança segure a peça pelo pelo pininho de suporte e tente encaixar usando o dedo indicador e polegar.
3. Juntando os pontos
Pedir para criança unir os pontilhados é muito legal, seja usando o dedinho com tinta, lápis de cor, giz de cera ou canetinha. O importante é ver que ela se concentra bastante para realizar a atividade corretamente.
4. Artesanato
Que tal promover uma oficina de colares e pulseiras? Usando apenas um barbante e canudos coloridos, peça para a criança enfiar os canudos pela corda. Um excelente e clássico exercício. E ainda pode presentear alguém querido com todas as bijus prontas depois.
5. Números da sorte
Jogos de tabuleiro trazem três vantagens. Para sacudir os dados a criança treina a coordenação bilateral sempre que utiliza as duas mãos e as balança. Também desenvolve os arcos da palma da mão, treinando o movimento de concha. Outra habilidade é a de andar com o pino pelo tabuleiro, contando as casas e fortalecendo a musculatura dos dedos, já que precisa de
firmeza do polegar e indicador.
firmeza do polegar e indicador.
6. Jogo resta um
Crianças um pouco mais velhas já entendem a lógica desse clássico joguinho. A tarefa de tirar o pino do fino buraco parece simples, mas é um excelente desafio de coordenação.
7. Pinos
É muito comum presentear as crianças com um brinquedo desse tipo. Pinos de plástico ou madeira, alguns com carinha de palhaço, outros super coloridos, não importa. A brincadeira de encaixar os pinos nos buracos trabalha a coordenação motora em crianças ainda bem pequenas.
8. Biboquê
Esse é antigo, da época da sua avó, mas o biboquê é diversão certa. Vale criar um usando um funil ou a ponta da garrafa PET e uma bolinha com barbante. O desafio está em acertar a bola dentro do buraco.
9. Costura
Existem jogos prontos para treinar a costura. Mas se você preferir confeccionar em casa, um papelão, um prego para fazer os furos e um cadarço bastam para que o seu filhote brinque de enfiar a ponta no buraco, tirar pelo outro lado e repetir a ação até que termine algum circuito determinado. A brincadeira muito se parece com o movimento de costurar.
10. Por cores
Para essa serve aquele clássico pregador de madeira do varal junto com tampinhas de garrafa pet de no mínimo duas cores diferentes. Peça para a criança dividí-las usando a lógica das cores, mas o desafio está em, apertar o pregador para que ele abra, segurar a tampinha, fechar o pregador e só abri-lo novamente quando despejar no local correto
Nenhum comentário:
Postar um comentário